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Nov
2521h
Concerto Comemorativo dos 300 Anos do Patriarcado de Lisboa
Concerto Comemorativo dos 300 Anos do Patriarcado de Lisboa
Sinopse
Criado em 1713 por decreto de D. João V, o Real Seminário de Música da Patriarcal de Lisboa viria a ser a mais importante e influente Escola de Música do país antes da criação do Conservatório Nacional em 1835. A par da contratação de músicos estrangeiros, tais como Domenico Scarlatti, Giovanni Giorgi ou David Perez, o Real Seminário tinha, como primeiro objetivo, fornecer uma sólida formação musical aos jovens músicos portugueses. O terramoto de 1755, não só destruiu o edifício como a sua riquíssima biblioteca recheada de manuscritos de incalculável valor musical e patrimonial.
Com as Invasões Francesas e a partida da corte para o Brasil em 1807, o Real Seminário entrou em lento declínio.
Porém, foi das classes do Real Seminário que saíram quase todos os compositores portugueses setecentistas, bem como numerosos cantores e organistas que viriam a ocupar importantes posições em múltiplas instituições luso-brasileiras.
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A primeira parte deste concerto é integralmente preenchida por obras religiosas de compositores que, de uma forma ou de outra, estiveram intimamente associados à instituição fundada pelo Rei Magnânimo. De Carlos Seixas (1704-1742), compositor coimbrão que se notabilizou sobretudo pela sua vasta produção de sonatas para instrumentos de tecla, será cantado o Credo da sua Missa em Sol Maior, de Francisco António de Almeida (1745-1799) uma ária de La Giuditta, oratória estreada em Roma em 1726 e obra do mais alto nível da música barroca portuguesa, de João de Souza Carvalho (1745-1799), Primeiro Mestre da Capela do Seminário, dois excertos da Missa a 4 Vozes e do Te Deum e de António Leal Moreira (1758-1819), Mestre Capela da Patriarcal e primeiro diretor do Teatro Real de São Carlos, encerraremos a primeira parte com dois excertos do seu Te Deum Laudamus, composto em 1786.
Na segunda deste concerto comemorativo será interpretado o Te Deum em Ré maior P04.08 de Marcos Portugal (1762-1830), Mestre de Música do Seminário da Patriarcal e porventura o compositor português cujas obras no seu tempo maior difusão tiveram no estrangeiro. Composto expressamente para celebrar o nascimento do infante D. Miguel, o Te Deum foi estreado a 14 de Novembro de 1802 no Palácio de Queluz por ocasião do batizado do infante.
Ficha Técnica
Direção Musical | Rui Pinheiro
Soprano | Sandra Medeiros
Contralto | Cátia Moreso
Tenor | Mário Jorge Alves
Baixo | Rui Baeta
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CORO DO TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS
Maestro titular | Giovanni Andreoli
ORQUESTRA SINFÓNICA PORTUGUESA
Maestrina titular | Joana Carneiro
Programa
Carlos Seixas | Missa para solistas, coro e orquestra de cordas
III.Credo
– Patrem Omnipotentem
– Et Incarnatus Est
– Crucifixus
– Et Resurrexit
– Fuga, Et Vitam Venturi
Francisco António de Almeida | La Giuditta: Saggio nocchiero
João de Sousa Carvalho | Missa a Quatro Vozes: IV. Quoniam Tu Solus
João de Sousa Carvalho | Te Deum, n.º 6. Gloriosus
António Leal Moreira | Te Deum Laudamus
Sinfonia
N.º 15 Dignare, Domine
N.º 17 Tantum Ergo
Marcos Portugal | Te Deum P04.08
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