• Out
    17
    16h

Homenagem a D. Pedro de Menezes

Igreja de Santa Maria da Graça, Santarém

Concerto com a Orquestra Sinfónica Portuguesa onde será executado o Stabat Mater composto por Giovanni Battista Pergolesi, em 1736

Sinopse

Neste ano de 2015 em que se comemora o 6.º Centenário da Tomada de Ceuta, primeira praça de Além-mar conquistada pelos Portugueses, em 21 de agosto de 1415, a cidade de Santarém homenageará também, no próximo dia 17 de outubro de 2015, D. Pedro de Menezes, 1.º Conde de Vila Real, seu primeiro Capitão-General e Governador.

Além da missa solene prevista para as 15.30 desse mesmo dia, na Igreja de Santa Maria da Graça de Santarém, onde se encontra sepultado D. Pedro de Menezes, realizar-se-á ainda, numa colaboração com o OPART, E.P.E. através do Teatro Nacional de São Carlos, um concerto com a Orquestra Sinfónica Portuguesa onde será executado o Stabat Mater composto por Giovanni Battista Pergolesi, em 1736.

Encomendado pela Confraternità dei Cavalieri di San Luigi di Palazzo (monges da irmandade de San Luigi di Palazzo), esta obra foi composta durante os últimos meses  de vida do compositor passados no mosteiro franciscano de Pozzuoli para onde se retirou convencido que a tuberculose, doença de que se sofria, já não lhe permitiria regressar a Nápoles onde estudou.

Giovanni Battista Pergolesi vem a morrer em março de 1736, com apenas 26 anos.

Ficha Técnica

Direcção Musical | Samuel Barsegian

Soprano | Carla Caramujo

Meio-soprano | Paula Morna Dória

Orquestra Sinfónica Portuguesa