-
Mai
0421h
Concerto na Casa da Música
Direção musical de Rune Bergmann.
Sinopse
A exemplo de muitas obras inspiradas pelo mar, La Mer Soulevée, obra da compositora Ângela da Ponte, foi uma encomenda da Casa da Música estreada a 8 de julho de 2011. De acordo com palavras da própria compositora, esta curta peça pretende homenagear o mar Atlântico que banha as costas das belas ilhas açorianas. Nascida em Ponta Delgada em 1984, Ângela da Ponte baseia a sua obra num poema de Antero de Quental, ilustre poeta nascido também nesta cidade açoriana.
O Concerto para Piano e Orquestra de Benjamin Britten (1913-1976) é o único concerto escrito por este compositor. Exímio pianista, estreou-o como solista no Promenade Concert de Londres, em 1938, ano também da sua composição. Britten reviu a obra em 1945, e esta é a versão atualmente interpretada.
A Sinfonia n.º 4 em Ré menor, op.120 de Robert Schumann (1810-1856), compositor que se notabilizou essencialmente pela sua obra pianística, foi composta em 1841 e estreada em Leipzig no mesmo ano, tendo porém Schumann feito revisões profundas na partitura original, em 1851. Esta sinfonia, a sua última, vem confirmar o seu sentido altamente individual para a forma e para a substância harmónica, características predominantes nas sinfonias de Schumann que influenciariam posteriores sinfonistas, tais como Brahms ou Tchaikovsky.
Ficha Técnica
Piano | Artur Pizarro
Direção Musical | Rune Bergmann
—
Orquestra Sinfónica Portuguesa
Maestrina Titular | Joana Carneiro
—
M/6
Programa
Ângela da Ponte | La Mer Soulevée
Benjamin Britten | Concerto para piano e orquestra, op.13
Robert Schumann | Sinfonia nº 4 em Ré menor, op. 120
Adquira o seu bilhete aqui:
bilhetes